Fala-se muito de que o bom artista teatro se faz pela versatilidade. Há controvérsias. Não convém perder de vista a idéia de especificidade que acompanha o fazer teatral. Assim, um excelente ator de verve naturalista pode não render tanto assim se exigido a enveredar por uma linha de experimentação expressionista ou mais voltada para o teatro físico, por exemplo. Em cartaz no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, a peça “Aniversário de Casamento” vem provar a tarimba do competente Silvero Pereira diante de propostas mais realistas. Com Gyl Giffony e Jacqueline Peixoto, a montagem é mais um passo na investigação do Grupo 3X4, na estrada desde 2006, sobre a hibridação de linguagens do teatro e do cinema na cena contemporânea.
Tendo como referência principal o longa-metragem de mesmo título — assinado, produzido e interpretado por Alan Cumming e Jennifer Jason Leigh em 2001 — o espetáculo assume uma dinâmica interpretativa calcada na improvisação. No filme, Joe (Alan Cumming) e Sally Therrian (Jennifer Jason Leigh) se preparam para uma grande festa. Depois de uma separação de um ano, o casal decide comemorar em grande estilo o sexto aniversário de casamento (eis aí o mote do título!) e, principalmente, a decisão de ter o primeiro filho. Entre os convidados, estão os amigos mais íntimos, os ex-namorados e até mesmo aqueles vizinhos mais indesejados.
Teatro e cinema
É tempo de felicidade plena. Até que, no entanto, um presente inesperado mobiliza o estopim de uma série de confissões dolorosas, transformando a festa numa situação totalmente fora de controle, fazendo com que a comemoração transforme-se numa discussão sem fim. No palco, Gyl Giffony e Jacqueline Peixoto reproduzem a situação, procurando redimensionar essas tensões afetivas dentro de uma leitura mais cênica. O diálogo entre as naturezas fílmicas e teatrais ocupa um lugar central nas preocupações do Grupo 3X4. Egressa do Curso de Artes Cênicas, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/CE), a companhia tem orientado sua criação com base na proposição do que define como “teatro fotográfico”.
Na linha de frente da trupe — formada ainda Mikaelly Damasceno, além de Gyl Giffony, Jacqueline Peixoto — Silvero Pereira conduz a realização de boa parte dessas investigações no extremo entre as linguagens teatrais e cinematográficas. Expoente ator da nova geração, Pereira contabiliza elogios por sua performance. Como diretor, também, não lhe falta palmas, nem prêmios. Com o solo “Uma flor de dama”, Silvero Pereira circulou por importantes festivais, chamando atenção para o rigor de seu trabalho. Rigor este que se repete em “Aniversário de Casamento”.
Magela Lima
Repórter
Mais informações:´Aniversário de Casamento´, do Grupo 3X4, sempre é cartaz das sextas-feiras de maio, às 20h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 - Centro). Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Contato: 3452 9066 ou 3452 9000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário