terça-feira, 15 de julho de 2008

"A vida segue seu rumo, e com o que ficamos?"

Para tirar um pouco da poeira, escrevo para contar a nós mesmos, e quem por acaso aqui passe, como andamos... Depois da temporada de "Aniversário de Casamento" no Teatro SESC Emiliano Queiroz, tivemos um recesso, para um merecidíssimo descanso e com a finalidade de morrermos de saudades uns dos outros (isto quem pode dizer muito bem sou eu e Mika); enfim, voltamos às nossas atividades com uma apresentação de "Aniversário de Casamento" no dia 5 de julho para uma platéia em sua maior parte formada por crianças no Centro Cultural do Bom Jardim (lindo!), e o espetáculo foi, ao mesmo tempo, intenso, preocupante, prazeroso e interessantíssimo, acreditem! Sabiamos que o espetáculo não teria o mesmo alcance quando feito somente para adultos, mas foi muito bom ter as crianças no final nos abraçando e dizendo que "é muito lindo, viu?" Não conheço nada mais sensível do que criança, e isto já é lugar comum!
Me questiono também acerca das platéias, e é muito bom ver como teatro é mutável e como o público tem influência sobre isso. Qualquer teatro pra mim é ritualístico, uma conjugação de energias expelidas pelos feitores e pelo público, muitas vezes sem nem se perceber, que acaba por tornar cada apresentação singular. E dependendo do público e da disponibilidade dos realizadores essa efusão de energias torna uma apresentação maravilhosa e outra péssima; falando dessa proximidade, lembro-me agora de uma entrevista da diretora do Grupo Espanca! (MG) em que ela dizia que como existem atores talentosos e não talentosos, há platéias talentosas e não talentosas! E concordo plenamente com ela. Acredito ainda que platéia formada por gente de teatro na maioria das vezes não é nada talentosa. (Risos)
Com muita felicidade voltamos a participar do Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece (FECTA), estivemos nos apresentando nos dias 8 e 9 de julho com o "Red Roses" e "Confissões entre Paredes". Saimos de lá satisfeitos em comungar com os outros grupos participantes e bem felizes em ver como o teatro feito no Ceará é rico. Em nosso segundo ano no FECTA, levamos com "Red Roses", trabalho solo de Silvero Pereira, os prêmios de ator, texto adaptado e 3o. lugar em esquete.
Nossas cabeças fervilham de idéias e há muito a construir, crescer e fazer: o processo de S/A logo, logo começa, será uma nova e desafiadora experiência; planos de um "Curtas no. 2", quem sabe? Ansiosos pela temporada de "Curtas no. 1" em Juazeiro (19 a 23 de agosto) e Sousa (26 a 28 de agosto)! Evoé!
Gyl Giffony

Nenhum comentário: